domingo, 31 de outubro de 2021

Polícia mata 25 suspeitos em Varginha durante megaoperação contra quadrilha do novo cangaço; De acordo com porta-voz da PM mineira, grupo faria um roubo a banco na cidade; foram apreendidos explosivos, coletes balísticos e armamento pesado






Polícia Militar de Minas Gerais, a Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão de Operações Especiais da Polícia fizeram uma operação conjunta em Varginha, no interior do Estado, que resultou na morte de 25 suspeitos. 







De acordo com as autoridades mineiras, a quadrilha planejava um assalto a banco no estilo novo cangaço (modalidade em que o bando sitia a cidade, arma barricadas para dificultar a ação da polícia e, muitas vezes, usam reféns como escudo humano). 






“Provavelmente, foi a maior operação referente ao novo cangaço aqui no país. Muitos infratores fariam um roubo a banco, provavelmente amanhã, ou hoje, mas foram surpreendidos pelo novo serviço de inteligência. Resultou na apreensão de um forte armamento, além de explosivos e coletes balísticos”, informou a capitão Layla Brunnela, porta-voz da Polícia Militar.






Segundo a PRF, a ação ocorreu em dois momentos diferentes. Primeiro, a quadrilha atacou a força-tarefa da polícia e, após troca de tiros, 18 suspeitos morreram. Os policiais, então, foram para uma chácara, onde encontraram o restante do bando. Houve novo tiroteio, que resultou na morte de outros sete suspeitos. “Além disso, vários criminosos estão sendo socorridos”, acrescentou Brunnela. Desde o início da pandemia, quadrilhas têm investido no novo cangaço. Ações deste tipo ocorreram recentemente em Criciúma (SC), Cametá (PA), Araraquara (SP e Araçatuba (SP).


sábado, 30 de outubro de 2021

Irmãos são Assassinados na frente da casa onde moravam em Carnaíba-PE. Veja!







Dois irmãos foram assassinados a tiros na madrugada deste sábado (30), no município de Carnaíba, no sertão do Pajeú. Os irmãos ‘Hiltinho’ – esse ex-policial militar e Hytalo estavam sentados na calçada em frente à casa onde residiam, quando foram surpreendidos com os disparos de arma de fogo. O primeiro faleceu no local, o segundo no hospital da mesma cidade.





“Estava voltando para casa, parei pensando que tinha sido algum acidente de moto. Corri para prestar socorro, um já estava morto e outro ainda vivo. Foi levado ao hospital e morreu”, disse uma testemunha ao blog pedindo anonimato.





Em 2018, à época com 26 anos, Aylton Hytalo foi preso em flagrante durante tentativa de fraudar o concurso da Polícia Militar de Sergipe (PMSE).





O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da cidade, que ainda busca colher as primeiras informações sobre o assassinato dos dois irmãos.





Via Didi Galvão

Santo do Dia: Frumêncio foi um missionário Cristão fenício e o primeiro Bispo de Aksum, foi quem trouxe o Cristianismo para o Reino de Aksum. Ele às vezes é conhecido por outros nomes, como Abuna e Aba Salama. Teodoreto, que se refere aos eventos como passando na Etiópia, relata a história de Frumêncio







São Frumêncio nasceu em Tiro da Fenícia. Quando menino, acompanha o irmão Edésio, acompanhava um filósofo de nome Merópio numa viagem em direção às Índias. A embarcação, cruzando o Mar Vermelho, foi assaltada e só foram poupados da morte os dois jovens, Frumêncio e Edésio, que foram levados escravos para Axum (Etiópia) a serviço da Corte. Edésio foi nomeado copeiro e Frumêncio administrador dos bens do reino.





Deste mal humano, Deus tirou um bem, pois ao terem ganhado o coração do rei Ezana com a inteligência e espírito de serviço, fez de tudo para ganhar o coração da África para o Senhor. Os irmãos de ótima educação cristã definida a proteger os mercadores cristãos de passagem pela região e, com a permissão de construir uma igrejinha, definida a evangelizar o povo. Passados ​​quase vinte anos, puderam voltar à pátria e visitar os parentes: Edésio foi para Tiro e Frumêncio caminhou para partilhar com o Patriarca de Alexandria, Santo Atanásio, as maravilhas do Ressuscitado na Etiópia e também sobre a necessidade de sacerdotes e um Bispo. Santo Atanásio, admirado com os relatos, sabiamente revestiu Frumêncio com o Poder Sacerdotal e nomeou-o Bispo sobre toda a Etiópia, isso em 350.





Quando voltou para Axum, Frumêncio foi acolhido com alegria como o “Padre portador da Paz”. Continuou a pregação do Evangelho no Poder do Espírito, um ponto de conversor de rei Ezana, uma rainha, e um grande número de indígenas, isso pelo sim dos jovens irmãos e pela perseverança de Frumêncio. Quase toda a Etiópia passou a dobrar os joelhos diante do nome que está acima de todo o nome: Jesus Cristo. Grandes realizações fez São Frumêncio naquela região, onde traduziu a Bíblia e a Liturgia alexandrina para a língua local, enriquecendo-a com cantos e ritos populares cristãos.





O bispo, que teve grande veneração na Etiópia, morreu no ano 380. Com grande justiça, São Frumêncio intitulado o título de apóstolo e primeiro bispo da Etiópia, que até os dias de hoje lhe dedica muita gratidão e culto.


São Frumêncio, rogai por nós!

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Homem de 29 anos morre prensado em Brinquedo de Parque de diversões; Dono do empreendimento alega que William Ribeiro ficou em pé enquanto a atração estava em movimento. Veja!







Um homem morreu ao ser prensado contra o chão por um brinquedo de parque de diversões em Itu, interior de São Paulo, no fim da noite dessa quinta-feira (28). William Ribeiro de Oliveira, de 29 anos, teria tirado a grade de proteção do chamado “Superman”, ficado em pé e caído no chão, segundo alega o proprietário da atração.





Conforme a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a informação repassada em depoimento é que a grade de segurança do brinquedo foi aberta quando ele ainda estava em funcionamento. 

A Pasta complementou que o operador da atração interrompeu para evitar um acidente. Neste momento, o homem caiu e foi esmagado pela estrutura. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.





Outras cinco pessoas que desceram do brinqueado para ajudar a vítima também tiveram ferimentos. A Políca Militar disse que o grupo foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros a uma unidade hospitalar.





INVESTIGAÇÃO

O operador de empilhadeira e o dono do parque prestaram depoimento em uma delegacia. A Polícia Civil comunicou que vai juntar as versões deles com os detalhes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) para identificar o que provocou o incidente. O caso foi registrado como homicídio e lesão corporal. 

O erro não foi do brinquedo. O pessoal deu uma olhada no equipamento e viu que está tudo ok. Infelizmente, o rapaz foi andar de forma incorreta, querer ficar em pé, não sei se foi para tirar selfie, eu não sei dizer exatamente, mas ele foi orientado a sentar. Ele sentou e, depois, quando o equipamento rodou novamente, ele ficou em pé, caiu no chão. Aí o equipamento freou rapidamente, mas não foi o suficiente para poder parar e ‘catou’ ele“, alegou o dono do empreendimento à TV Tem, afiliada da Rede Globo. 


Via Diário do Nordeste

O TRABALHO NÃO PARA: Mesmo sem mandato, Mendonça garante destinação de recursos para o Agreste de Pernambuco








O ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) mantém um grande prestígio em Brasília, mesmo estando sem mandato. A prova disso é que Mendonça continua conseguindo articular a  destinação de recursos para os municípios do Agreste de Pernambuco.






Bezerros, Lajedo, Belo Jardim, Cupira e Lagoa do Ouro foram alguns dos municípios que receberam recursos Federais através da articulação de Mendonça em Brasília, principalmente na área da Saúde, que teve grande demanda durante a Pandemia. Para isso, o ex-ministro conseguiu articular emendas parlamentares através de mandatos de deputados aliados e também diretamente nos ministérios.






A colaboração mais recente de Mendonça foi com a cidade de Lajedo. Com o apoio do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), Mendonça conseguiu destravar R$ 250 mil para a saúde do município. Além disso, o ex-ministro da Educação também já havia articulado a destinação de verbas para o calçamento de ruas na cidade, que cobriu 20 mil metros quadrados com pavimentação asfáltica.





Em um momento em que a política brasileira está dominada por políticos inexpressivos, que fazem de tudo para aparecer mas entregam pouco ou quase nada para a população, Mendonça Filho mostra que ser político, com ou sem mandato, é servir ao povo da melhor forma possível, trabalhando para elevar a qualidade de vida das pessoas. O ex-ministro e ex-governador dá continuidade ao trabalho que já vem exercendo nos últimos 34 anos de carreira política e mostra que está em forma para voltar a trabalhar por Pernambuco na Câmara dos Deputados.

Santo do Dia: Narciso de Jerusalém foi Bispo de Élia Capitolina entre 185 e 211 ou 213 d.C







O santo de hoje, São Narciso, foi Bispo de Jerusalém e, quando se deu tal fato, desviou-se quase cem anos de idade. Narciso não era judeu e teria nascido no ano 96. Homem austero, penitente, humilde, simples e puro, sabe-se que presidiu com Teófilo de Cesareia um concílio onde foi aprovado uma determinação de se celebrar sempre a Páscoa num Domingo.





Eusébio narra que, em certo dia de festa, em que faltou o óleo necessário para as unções litúrgicas, Narciso mandou vir água de um poço vizinho e, com sua bênção, a transformou em óleo. Conta também as empresas que levaram Narciso a demitir-se das suas funções.





Para se justificar um crime, três homens acusaram o Bispo Narciso de certo ato infame. “Que me queimem vivo - disse o primeiro - se eu minto”. “E a mim, que me devore uma lepra”, disse o segundo. “E que eu fique cego”, acrescentou o terceiro. O desgosto de ser assim caluniado despertou em Narciso o seu antigo desejo pelo recolhimento e, por isso, sem dizer para onde iria, perdoou os caluniadores e saiu de Jerusalém em direção ao deserto. Recorde-o definitivamente desaparecido, deu-lhe por sucessor a Dio, ao qual por sua vez sucederam Germânio e Górdio. Todavia, os três caluniadores não tardaram a sofrer os castigos que em má hora tinham invocado, pois o primeiro pereceu num incêndio com todos os seus, o segundo morreu de lepra e o terceiro cegou à força de tanto chorar o seu pecado.





Alguns anos depois, Narciso reapareceu na cidade episcopal. Nunca tinha sido posta em dúvida a santidade do seu procedimento; por isso, foi com imensa alegria que Jerusalém erigida seu antigo pastor. Segundo diz Eusébio, contínuo Narciso a governar uma diocese com idade de 119 anos, auxiliado por um coadjutor chamado Alexandre. Faleceu cerca do ano de 212.


São Narciso, rogai por nós!

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Santo do Dia: São Gonçalo de Lagos é um beato português, venerado sobretudo pelos pescadores do Algarve, e, busca de protecção enquanto estão no mar. São Gonçalo viveu como Frade da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, tendo-se dedicado no seu tempo à pregação enquanto superior de alguns mosteiros da sua ordem.







Este santo português nasceu em Lagos, no Algarve, por volta do ano de 1370. Ainda jovem, aos 20 anos, tomou o hábito de Santo Agostinho no convento da Graça, onde, mais tarde, tornou-se presbítero da Ordem dos Eremitas.  






Dedicou-se a uma vida de jejuns e de penitências enquanto aplicava-se às letras e aos estudos. Homem zeloso na vivência da Regra Religiosa, virtuoso e cheio de pureza, Gonçalo dedicou-se também à pregação chegando a ser superior de alguns mosteiros da sua Ordem.





O último mosteiro foi o de Torres Vedras, onde morreu em 15 de outubro de 1422, depois de exortar aos que viviam com ele no mosteiro à observância religiosa e para uma vida virtuosa. 

Foi considerado o santo padroeiro de Torres Vedras, mas, em Portugal, lhe foi atribuído também o culto. Foi beatificado em 1798, por Pio VI. 


São Gonçalo de Lagos, rogai por nós!

terça-feira, 26 de outubro de 2021

MC Pitbull da Firma é assassinado, tem corpo tirado do túmulo e incendiado em Cabo de Santo Agostinho-PE; O crime chamou a atenção de moradores da área e chocou pela forma brutal que aconteceu. Veja!







O artista pernambucano João Victor, conhecido pelo nome artístico MC Pitt Bull da Firma foi assassinado durante a madrugada do último domingo (24), em local próximo à Avenida Laura Cavalcante, em Gaibu, no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. 





O crime chamou a atenção de moradores da área e chocou pela forma brutal. É que, um dia após o assassinato do MC, o corpo dele foi desenterrado e incendiado. O túmulo se encontrava no Cemitério de São José. De acordo com testemunhas, ao todo, seis disparos foram ouvidos na noite do crime. A vítima estava sofrendo ameaças pelas redes sociais, segundo ele, por ser confundido com outro rapaz envolvido em um homicídio. O rapaz chegou a fazer uma corrente para pedir ajuda de seus fãs e amigos.





Depois do crime, o corpo do cantor de brega funk foi velado por familiares e amigos no Cemitério São José, no Cabo de Santo Agostinho. No entanto, o túmulo foi violado e o corpo queimado na segunda-feira (25). Questionada pela TV Jornal, a Defesa Social do Cabo disse que rondas diárias são realizadas pela Guarda Municipal e Polícia Militar no cemitério e que será instaurado procedimento interno para averiguar o caso.





Nota

Segundo a Polícia Civil, o caso segue sob investigação e, no momento, outras informações não serão divulgadas para não atrapalhar o andamento das diligências.


Via TV Jornal

Tabira: Menor detida com Pedras de Crack no Centro da Cidade. Veja!








Na tarde dessa segunda-feira (25.10) o efetivo do 23º BPM realizava patrulhamento pelo centro de Tabira quando se deparou com uma menor de idade em atitude suspeita e ao ser realizada a busca pessoal foi encontrada no interior da bolsa dela 14 (quatorze) pedras de crack, pesando aproximadamente 14g.






Além de R$ 9,00 em espécie e um isqueiro. Diante disso, a ocorrência foi conduzida à DPC local.

Radialista Serra-Talhadense deixa Hospital após Infarto e Celebra a Vida








O radialista Francys Maya, um dos mais respeitados comunicadores do Sertão do Pajeú, deixou o Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) na manhã desta terça-feira (26) após ficar internado por cerca de uma semana.







 Ele deu entrada com outros sintomas, mas acabou tendo um princípio de infarto no hospital, o que retardou a sua alta. Em conversa com o Farol de Notícias, Maya que tem uma grande rede de amizades em Serra Talhada e região, aproveitou para agradecer aos amigos e admiradores, e principalmente, aos médicos e todos os profissionais que ficaram ao seu lado.






 “Agradeço a todos os médicos do Hospam, enfermeiros, maqueiros, as enfermeiras e técnicos de enfermagem, e também aos que trabalham na UTI da Casa de Saúde São Vicente. Também agradeço a todos que me visitaram, os que fizeram orações, mas não puderem fazer visitas”, explicou. 






Ainda durante conversa com a reportagem, o radialista disse ainda não ter previsão de retorno às ondas do rádio, e ao seu programa Frequência Democrática. “Vou manter sessões de fisioterapia, outros cuidados médicos, enfim; acredito que nos próximos trinta dias estarei em tratamento, mas o programa continua no ar com Fábio Biazzi e Rafaela Santos”, reforçou.

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Santo do Dia: Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, OFM, mais conhecido como Frei Galvão, ou São Frei Galvão foi um Frade Brasileiro. Não se sabe ao certo o dia do seu nascimento e o local exato de batismo.







Conhecido como “o homem da paz e da caridade”, Antônio de Sant'Anna Galvão, popularmente conhecido como Frei Galvão, nasceu no dia 10 de maio de 1739 na cidade de Guaratinguetá (SP).

Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro em Portugal, e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo. O ambiente familiar era profundamente religioso. Antônio viveu com seus irmãos numa casa grande e rica, pois seus pais gozavam de prestígio social e influência política.





O pai, querendo dar uma formação humana e cultural segundo suas vantagens, mandou Antônio, com a idade de 13 anos, à Bahia, um fim de estudar no seminário dos padres jesuítas. Entre os anos de 1752 e 1756, realizou grandes progressos nos estudos e na prática cristã.

Em 1760, ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, na Capitania do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de julho de 1762, sendo transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo, um fim de aperfeiçoar-se em filosofia e teologia, e exercitar-se no apostolado. Foi neste período que ocorreu sua “entrega a Maria”, como seu filho e escravo perpétuo.





Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje, Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição.

Cheio do espírito da caridade, não sacrifícios de mídia para aliviar os sofrimentos alheios. Por isso, o povo a ele recorria em suas necessidades. A caridade de Frei Galvão brilhou, sobretudo, como fundador do mosteiro da Luz, pelo carinho com que formou como religiosas e pelo que deixou nos estatutos do então recolhimento da Luz. São páginas que tratam da espiritualidade, mas em particular da caridade de como devem ser vivida a vida religiosa e tratadas como pessoas de dentro e de fora do recolhimento.




Às 10 horas do dia 23 de dezembro de 1822, no Mosteiro da Luz de São Paulo, havendo pedido todos os sacramentos, adormeceu santamente no Senhor, contando com seus quase 84 anos de idade. Foi sepultado na Capela-Mor da Igreja do Mosteiro da Luz, e sua sepultura ainda hoje continua sendo visitada pelos fiéis.

Sobre a lápide do sepulcro de Frei Galvão está escrito para eterna memória: “Aqui jaz Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, ínclito fundador e reitor desta casa religiosa, que sua alma tendo sempre em suas mãos, placidamente faleceu no Senhor no dia 23 de dezembro do ano de 1822 ”. Sob o olhar de sua Rainha, a Virgem Imaculada, sob a luz que ilumina o tabernáculo, repousa o corpo do escravo de Maria e do Sacerdote de Cristo, a continuar, ainda depois da morte, a residir na casa de sua Senhora ao lado de seu Senhor Sacramentado.





Frei Galvão é o religioso cujo coração é de Deus, mas as mãos e os pés são dos irmãos. Toda a sua pessoa era caridade, delicadeza e bondade: testemunhou a doçura de Deus entre os homens. Era o homem da paz, e como encontramos no Registro dos Religiosos Brasileiros: “O seu nome é em São Paulo, mais que em qualquer outro lugar, ouvido com grande confiança e não uma só vez, de lugares remotos, muitas pessoas de vinham procurar nas suas necessidades ”.

O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido, na Liturgia, pelo saudoso Papa João Paulo II, na ocasião da beatificação de Frei Galvão em 1998 em Roma. Com a canonização do primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil, a 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI manteve a data de 25 de outubro.


São Frei Galvão, rogai por nós!

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Pai e Filho são detidos com 110 kg de Maconha em Betânia, PE









Na tarde dessa quinta-feira (21), por volta das 15h, Policiais Militares receberam informação que havia uma área de cultivo ilegal de maconha na zona rural de Betânia, no sertão de Pernambuco. 






Foi realizado o deslocamento ao endereço indicado e ao entrar em meio à caatinga, pode-se visualizar alguns indivíduos que fugiram. No entanto, foi encontrada a quantidade de 110 kg de maconha, armazenados em 08 sacos plásticos escondidos por baixo da vegetação envoltos em uma lona preta.







Santo do Dia: João Paulo II, nascido Karol Józef Wojtyła e, desde 2014, São João Paulo II, foi o papa e chefe da Igreja Católica de 16 de Outubro de 1978 até à data de sua morte








São João Paulo II nasceu no dia 18 de Maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Foi batizado com o nome de Karol Wojtyła.

Em Outubro de 1942, entrou no seminário de Cracóvia clandestinamente por causa da invasão comunista no seu país e, em 1º de novembro de 1946, foi ordenado sacerdote. Em 4 de julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo auxiliar de Cracóvia. Tendo em vista a sua espiritualidade marcadamente mariana, Karol escolheu como lema episcopal uma expressão conhecida “Totus tuus”, de São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo da Virgem Maria. A ordenação episcopal de Wojtyla foi em 28 de setembro do mesmo ano. No dia 13 de janeiro de 1964, foi eleito Arcebispo de Cracóvia. Em 26 de junho de 1967, foi criado Cardeal por Paulo VI. Na tarde de 16 de outubro de 1978, depois de oito escrutínios, foi eleito Papa.





A espiritualidade mariana do grande São João Paulo II o levou a uma vida dedicada a Deus, principalmente os seus mais de 25 anos de pontificado, um dos mais longos da história da Igreja. Olhando para a vida de João Paulo II, esse santo dos nossos dias, podemos aprender a espiritualidade que o fez de um dos papas mais extraordinários de todos os tempos e que o elevou rapidamente à glória dos altares.





Ainda seminarista, um livro clássico de espiritualidade mariana para tirar as dúvidas que tinha em relação a devoção a Nossa Senhora e a centralidade de Jesus Cristo na vida e na espiritualidade católica.

A obra que marcou profundamente a vida e, consequentemente, a espiritualidade de Karol Wojtyla foi o “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. Falando às Famílias Monfortinas, o Papa João Paulo II disse que o Tratado é um “texto clássico da espiritualidade mariana”, que teve importância singular em seu pensamento e em sua vida. Segundo o Santo Padre, o Tratado é uma “obra de eficiência extraordinária para a difusão da 'verdadeira devoção' à Virgem Santíssima”. São João Paulo II experimentou e testemunhou essa eficácia do Tratado em sua própria vida:





“Eu próprio, nos anos da minha juventude, tirei grandes benefícios da leitura deste livro, no qual“ encontrei a resposta às minhas perplexidades ”devidas ao receio que o culto a Maria,“ dilatando-se excessivamente, acabasse por comprometer a supremacia do culto devido a Cristo ”. Sob a orientação sábia de São Luís Maria compreendi que, quando se vive o mistério de Maria em Cristo, esse risco não subsiste. O pensamento mariológico do Santo, de fato, “está radicado no Mistério trinitário e na verdade da Encarnação do Verbo de Deus”.

No dia 22 de outubro, a Igreja Católica celebra o dia de São João Paulo II. A data foi apresentada pelo papai Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado.


São João Paulo II, rogai por nós!