terça-feira, 19 de abril de 2022

CIDADANIA: Suspeita de rachadinha na Compesa. Veja!






O capital humano é um dos pilares que confere diferenciais e eleva a competitividade de qualquer organização, sendo as pessoas com seus conhecimentos, habilidades e experiências um dos principais meios de gerar receita em uma empresa.

Na contramão dos princípios básicos da administração pública e privada, a desastrosa gestão de Manuela Marinho, à frente da Compesa desde 2019, conseguiu desestruturar toda a área de recursos humanos da estatal, reduzindo a uma simples coordenação toda a área de pessoal responsável pela administração e capacitação de mais sete mil funcionários próprios e terceirizados.

O resultado não poderia ser outro: um desastre em proporções inimagináveis, com prejuízos financeiros irreparáveis. Dentre alguns dos problemas revelados por fontes internas da Compesa ao Blog, está o cadastro, na folha de pessoal próprio e concursado, de pessoas sem nenhum vínculo e que não trabalham na empresa.

Segundo o jornalista Magno Martins apurou, supostos funcionários fantasmas foram incluídos na folha salarial mensal da estatal. Tão logo os salários são depositados devolvem parte do valor para as pessoas que estão envolvidas na operação fraudulenta. Essa é uma prática que está sendo cometida por vários funcionários da própria empresa, onde não há nenhum tipo de auditoria ou fiscalização.

O mais grave é que a responsabilidade da área está sendo executada por pessoas sem nenhum tipo de conhecimento ou formação na área de recursos humanos. Trata-se de um escândalo sem precedentes na Compesa, diante de todos os outros já divulgados anteriormente por este blog.

A gestão de Manuela Marinho e de seus assessores desempregados contribui para o esfacelamento de uma das principais empresas estatais de saneamento do País e ninguém, nem mesmo o governador Paulo Câmara Lenta fez, até o momento, absolutamente nada para conter essa onda desenfreada de abuso de poder.

Carregada de funcionários indicados por políticos, sem cumprir com a finalidade para que foi criada, a Compesa mata de sede milhões de pernambucanos, que sofrem sem água tratada nas torneiras das suas casas, e agrava a saúde pública com a falta de esgotamento sanitário, causa das inúmeras doenças que afetam, principalmente, as crianças mais pobres.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

PSB admite que Marília Arraes vai incomodar em Pernambuco. Veja!







A Marília Arraes diz que dialogará com Governo Bolsonaro Caciques do PSB já preveem, em conversas reservadas, que a ex-petista Marília Arraes deverá dar trabalho aos pessebistas nas eleições em Pernambuco, estado governador há 16 anos pelo partido. 





 Deputada federal, Marília trocou o PT pelo Solidariedade para disputar o governo pernambucano em outubro deste ano contra o também deputado federal Danilo Cabral (PSB), que concorrerá ao cargo com apoio dos petistas.  A avaliação no PSB é de que Marília incomodará especialmente se fechar uma aliança com o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), ex-líder do governo Bolsonaro no Senado.  





Miguel Coelho, filho do senador, é pré-candidato pelo União Brasil ao governo pernambucano. E, assim como o paí, vê com bons olhos a possibilidade de tirar o PSB do comando do Palácio Campos das Princesas.  Nas eleições municipais de 2020, Marília Arraes chegou ao segundo turno da disputa pela Prefeitura de Recife contra seu primo, João Campos (PSB), mas acabou derrotada. (Metrópoles)( Maís Pajeú)

POLÍTICA: Miguel Coelho começa hoje novo Giro Político em Pernambuco. Fique por dentro!







O pré-candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho (UB), vai fazer um novo giro político pelo Estado. Nesta segunda-feira (18), o ex-prefeito de Petrolina visitará os municípios de Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. Ele ainda percorrerá mais de 15 cidades – entre Sertão, Agreste e Região Metropolitana – até domingo (24).





Miguel Coelho participará de debates temáticos, encontros com prefeitos, pré-candidatos a deputados entre outras lideranças políticas. Além disso, ele cumprirá agendas de entrevistas em rádios e para blogs do Interior pernambucano.





Desde que se despediu do cargo de prefeito de Petrolina, Miguel imprimiu um novo ritmo à pré-campanha com o objetivo de apresentar suas ideias e conhecer melhor as realidades regionais. A meta é percorrer mais de 70 municípios pernambucanos até o mês de julho.

Irmão de Vereadora é encontrado morto em cidade da Paraíba. Veja Imagens!







O corpo encontrado no início da manhã deste domingo, dia 17 de abril, às margens da BR-361, mais precisamente na entrada que dá acesso à Fazenda Tamanduá, foi identificado como sendo do jovem Erberson Medeiros de Oliveira, de 25 anos, conhecido popularmente por “Ebinho”.





O mesmo é natural da cidade de Santa Terezinha, região metropolitana de Patos, e filho do senhor Manoel Oliveira de Melo, o popular “Manezinho Trajano”, que foi vereador no referido município por três mandatos consecutivos (1989-1992/1993-1996/1997-2000). Ele também é irmão da atual vereadora Lidianny Medeiros e primo da ex-prefeita Terezinha Lúcia.





O corpo foi encontrado por populares caído ao chão e com marcas de disparos de arma de fogo, na altura do quilômetro 12 da BR-361. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada da perícia.

A motivação do crime ainda é desconhecida pelas autoridades e o caso agora será investigado pela Delegacia de Homicídios e Entorpecentes da cidade de Patos (DHE/Patos).



Família de Água Branca-PB, precisou chamar a Polícia Militar por duas vezes após médico de plantão negar atendimento a uma criança de 3 meses. Veja!








João Lucas Alexandre de Lima, de 3 meses, segundo informou os parentes, tinha uma grave síndrome e, portanto, vinha enfrentando sérios problemas de saúde. Ele foi a óbito no hospital, ainda na quarta (13), e a família culpa o médico e a equipe de ter cometido negligência, o que teria levado a criança a óbito.





Após a divulgação do caso de uma criança com a rara síndrome de Patau, que faleceu no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, nessa quarta-feira (13), o vereador Josmá Oliveira (Patriota) afirmou em vídeo que vai acionar o Ministério Público, após suspeita de negligência, que foi denunciada pela família da criança.





O vereador já vinha denunciando o Hospital Noaldo Leite, devido à morte de outra criança, desta vez alegando que o menino morreu pela falta de um medicamento chamado de Imunoglobulina, geralmente utilizado em casos de dengue hemorrágica. A direção negou que esta criança tenha falecido por falta de medicamento.





Josmá assegurou que vai juntar documentos e provas com as famílias e que vai acionar o Ministério Público para autuar o Hospital. Ele disse que é impossível que crianças sigam morrendo em um Hospital que deveria resguardar suas vidas.

Em nota, o Hospital Infantil de Patos afirmou que a criança recebeu atendimento que é oferecido para todas as crianças e negou que tenha havido negligência no atendimento da criança em questão.





NOTA DO HOSPITAL: 

“A criança em questão tinha uma síndrome rara e grave, Síndrome de Patau, que tem uma sobrevida em média de 6 meses. A criança citada com 3 meses de vida, deu entrada no Hospital Infantil Noaldo Leite apresentando desconforto respiratório, fazendo uso de sonda nasogástrica e traqueostomia. Foi avaliada pelo médico da urgência e pela equipe de fisioterapia, foi solicitado avaliação do cirurgião e foi realizada a troca da sonda. 






Com a piora do desconforto respiratório a mesma foi encaminhada para unidade de terapia intensiva onde ficou internada e recebeu toda assistência da equipe médica, fisioterapia e enfermagem. Mas como dito acima a criança tinha uma síndrome grave e veio a óbito. Presto minha solidariedade à família desta criança.”, diz a nota.

ROMU de Tabira recupera dinheiro de casal assaltado. Veja!







Na noite deste domingo, 17/04/2022, por volta das 22h30min, o grupamento Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), ao fazer patrulhamento preventivo pelo centro da cidade, deparou-se com V.J.B.S., 20 anos, solteiro, e sua namorada M.E.G.G., 15 anos, estudante, pedindo ajuda a guarnição, pois haviam acabado de ser assaltados na Rua José Vidal, Centro. Segundo informações das vítimas, os assaltantes levaram R $119,00 (cento e dezenove reais).





Após repassadas as características dos imputados, a equipe realizou buscas pelas proximidades do ocorrido e, na Avenida Clovis Xavier, foram flagrados dois indivíduos com características similares às repassadas. Os imputados M. N. S., 30 anos, solteiro, natural de Carnaíba, e E. S. B., 29 anos, solteiro, natural de São José do Egito, ao avistar a viatura, empreenderam fuga à pé. Foi dada ordem de parada e, no decorrer da abordagem, um dos imputados confessou o crime.





Ele informou que o dinheiro produto do crime estava escondido no canto da calçada próximo onde estavam. Diante dos fatos, os envolvidos juntamente com o valor recuperado foram conduzidos a 20ª Delegacia Seccional de Polícia (DESEC) em Afogados da Ingazeira a fim de que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Atleta Natural de São José do Egito-PE se destaca na Base do Sport Clube do Recife fazendo Gol em Final. Veja!









O Sport clube do Recife disputou nesse final de semana em Alagos a Copa João Gomes sub 15 e Sub 17 onde  sagrou-se campeão nas duas categorias .





O destaque principal foi um garoto de São José do Egito compeão nas duas categorias inclusive marcando o gol da vitória do sub 17 na final.
Estamos falando de Marcus Valadares que tem apenas 14 anos e atua nas duas categorias. 





Marcus reside em Recife com sua família que se transferiu para lá justamente para cuidar da carreira do atleta.

terça-feira, 5 de abril de 2022

Título de eleitor pode ser feito 100% online: qual o prazo para tirar e como fazer?






Todos os brasileiros a partir de 16 anos têm até o dia 4 de maio para pedir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo de votar nas Eleições de 2022. O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do Título Net. 





Conhece alguém com 16 e 17 anos que ainda não tirou o título de eleitor? Compartilhe esta notícia por WhatsApp ou Telegram que ainda dá tempo.

O primeiro turno da votação está marcado para 2 de outubro. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerão em 30 de outubro, último domingo do mês.





A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91) determina o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Neste período, as pessoas podem resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.

“Para evitar contratempos, é importante solicitar a primeira via ou regularizar o título o quanto antes, pois nos últimos dias do prazo a procura pelo serviço é alta”, diz o TSE.





Como fazer?

Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral(TSE). Será preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.





Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação:

  • uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;
  • comprovante de residência atualizado;
  • certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.





Na página seguinte, em “Título de Eleitor”, ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa marcar a opção “não tenho” para prosseguir com o atendimento. Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.




e-Título

Outra maneira de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é por meio do aplicativo e-Título. A ferramenta também pode ser utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições.

Para utilizar, é necessário fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS. G1

Quando começa a emissão do novo RG Digital e onde fazer? Tire suas dúvidas






O RG Digital, também chamado de Carteira de Identidade Nacional, passou a ser a nova forma de identificação do brasileiro. Um decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) do dia 1º de março instituiu o modelo do documento atualizado, que passou a vigorar em todo o território nacional.

Com a novidade, muita gente ficou com dúvida sobre quando o RG Digital começaria a ser emitido e onde seria possível obtê-lo. A resposta para essas perguntas acerca da nova identificação podem ser conferidas logo abaixo.





Quando tem início a emissão do novo RG Digital?

Apesar de o decreto ter sido publicado no dia 1º de março, o governo federal deu aos institutos de identificação dos estados o prazo limite de 6 de março de 2023 para a adequação ao novo formato de emissão da carteira de identidade.

Neste caso, mesmo sendo possível emitir o RG Digital, diversas regiões do Brasil ainda estão em fase de adaptação e podem levar ainda algum tempo até que o novo documento esteja em caráter único de produção.





E onde será possível emitir o novo RG Digital?

Considerando que os institutos de emissão ainda passam pela fase de transição, é possível que o documento ainda não esteja disponível em certas regiões.

Neste caso, o cidadão que deseja tirar o novo RG Digital pode se dirigir às unidades emissoras ou nos seus correspondentes, como o Poupa Tempo e Expresso Cidadão, para mais detalhes sobre a emissão. Mas tudo sem pressa, pois o atual RG ainda conta com um prazo de validade de 10 anos, no caso de pessoas com até 60 anos.

De antemão, será exigido para a solicitação de uma nova carteira de identidade a apresentação da certidão de nascimento ou casamento. A partir daí, após a solicitação, o cidadão receberá um prazo para retirar o documento impresso ou acessá-lo virtualmente, por meio do portal Gov.br.

Auxílio Brasil: calendário de Abril completo e atualizado; veja quando você recebe o seu pagamento






A parcela de abril do Auxílio Brasil já tem data para sair. Os beneficiários do maior programa de transferência de renda do governo federal começam a receber no dia 14 deste mês, de acordo com o fim do seu Número de Inscrição Social (NIS).

O programa entrou no lugar do Bolsa Família para atender famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Em março, mais de 18,02 milhões de cidadãos ganharam pelo menos R$ 400 de ajuda.

A renda mensal máxima permitida para participar é de R$ 210 por pessoa. Todos os interessados devem possuir inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).





Datas de pagamento Auxílio Brasil

Como mencionado, o calendário começa no dia 14 de abril e vai até o próximo dia 29. O prazo para movimentar os recursos é de 120 dias, sob risco de bloqueio do benefício. Confira o calendário completo do Auxílio Brasil:


Como solicitar o benefício?

Para os antigos atendidos pelo Bolsa Família, os pagamentos estão assegurados de forma automática. Já aqueles que possuem cadastro no CadÚnico só precisam aguardar um novo lote de inclusões na folha de pagamento do programa.





Quem ainda não se cadastrou no CadÚnico deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo e fazer sua inscrição. Vale lembrar que não existe nenhuma garantia de entrada no Auxílio Brasil, embora o governo tenha anunciado que pretende incluir mais gente todos os meses.


Empréstimo do Caixa Tem de até R$ 3.000 para Negativados não é Automático e requer aprovação; saiba regras






Segundo o banco estatal, após pedir o empréstimo, é preciso passar por uma análise para verificar se a pessoa pode ter direito ao crédito ou não, “como em todos os bancos privados”, informou a Caixa. Apenas a análise é feita de forma automática com base nas informações de renda que foram prestadas. 

“Em até 10 dias depois da atualização do seu cadastro, você poderá simular e contratar o empréstimo na opção “SIM Digital – Crédito CAIXA Tem”, se tiver sido aprovado na análise de crédito (a análise é feita de forma automática pelo aplicativo CAIXA Tem). Após a contratação, o dinheiro é depositado diretamente na Poupança Digital+”, informa a Caixa na página de Perguntas e Respostas.

  • Ser a pessoa física interessada em ser empreendedor autônomo ou que queira empreender, mesmo que informalmente.
  • Não ter dívidas acima de R$ 3 mil, exceto financiamentos imobiliários.

Como pedir o empréstimo

Primeiro, é preciso entrar no aplicativo Caixa Tem — se você ainda não tem no seu celular, é possível baixar em qualquer loja de aplicativos, como no Google Play. Depois, abra o aplicativo e clique em “Crédito Caixa Tem”. 

No momento em que a pessoa clica na opção para o crédito, aparece uma pergunta sobre qual a destinação do dinheiro, se é para um negócio ou para outros fins. 

Se a pessoa selecionar “outros”, ela vai ser direcionada para a antiga modalidade de empréstimo via Caixa Tem, lançado em dezembro do ano passado. Esse empréstimo “antigo” ainda continua existindo, mas cobra taxa de juros de 3,99% ao mês. 

Agora, se o interessado apontar que vai usar o empréstimo para o trabalho dele, o processo continua. 


A Caixa explicou à reportagem que, na atualização 1.57.1 do Caixa Tem, o botão do empréstimo foi renomeado para “SIM Digital – Empréstimo CAIXA Tem”. É necessário que o aplicativo esteja nesta versão. 

Depois, o interessado deve enviar uma foto de um documento e uma selfie, para comprovar que é ele mesmo — um procedimento que também é adotado na atualização de dados.

Para quem é microempreendedor individual (MEI), o processo é diferente: é obrigatório ir a uma agência da Caixa para pedir o empréstimo, que está limitado entre R$ 1.500 e R$ 3.000, com taxa de juros de 1,99% mensais. É preciso estar com o registro ativo há pelo menos um ano. 

E quem está com o nome sujo? 


Se encaixar nas regras de empreendedor, a única norma que impossibilita o acesso ao empréstimo é se a pessoa tem dívidas acima de R$ 3 mil em 31 de janeiro de 2022. Essa é a data colocada pela Portaria MTP nº 660, de 28 de março de 2022: 

“Pessoas Físicas ou Microempreendedores Individuais (MEI) que possuem operações de crédito em bancos com valor somado total maior que R$ 3.000,00 não são elegíveis para contratação do crédito”, esclarece a regra. 

Empréstimo negado



UOL questionou a Caixa sobre as negativas recebidas por alguns leitores. Como não é possível analisar caso a caso, o órgão acredita que algumas dessas situações podem ter acontecido por: 

  • não ser empreendedor e não se encaixar na proposta do SIM
  • ter dívidas acima de R$ 3 mil em 31 de janeiro de 2022
  • ou não ter sido aprovado na análise automática do aplicativo

É importante lembrar que um financiamento imobiliário não entra no critério de “dívida”. 

Caso as informações sobre renda estejam erradas, é possível refazer a atualização cadastral. Porém, o prazo de 10 dias é retomado.

Os critérios para que a Caixa libere o empréstimo são baseados nas informações do cadastro atual, do histórico de crédito e capacidade estimada de pagamento na data da análise. 

“Ao fazer os pagamentos em dia, você construirá um histórico de comportamento de crédito e de relacionamento com a Caixa. Com base nesse histórico, nas futuras avaliações o banco poderá realizar nova análise de crédito e disponibilizar valores maiores de empréstimo em outras modalidades”, explica o banco. 

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Vereadora é morta a tiros pelo Ex-Marido na Paraíba. Veja!






A vereadora Elinete da Silva Sousa Angelo, conhecida como Tina de Manoel de Angelo, da cidade de Prata, no Cariri da Paraíba, foi morta pelo ex-marido neste domingo (4). O crime aconteceu no município de Monteiro, também no Cariri.





Segundo informações da Polícia Militar, Tina e o marido tinham se separado há pouco tempo, e ele não aceitava a separação, o que possivelmente provocou o crime.





A vereadora estava com a família em um jogo de futebol, ajudando a irmã que vendia lanches no local, quando o ex-marido chegou. Ele esperou o momento da entrega das taças, quando todos se afastaram, e efetuou vários disparos contra Tina.





O homem, de 59 anos, fugiu do local e ainda não foi encontrado pela polícia.

Elinete da Silva Sousa Angelo, de 42 anos, foi eleita vereadora de Prata em 2020, com cerca de 260 votos.