sexta-feira, 7 de maio de 2021

Jovem de 15 anos é detido por Planejar Ataque à Escola no RJ




Um jovem de 15 anos foi apreendido em Cabo Frio, na Região dos Lagos, por ter ameaçado provocar um atentado em uma escola particular. O caso ocorreu nesta quinta-feira (6), dois dias após o ataque a uma creche em Saudades (SC), no qual um jovem de 18 anos matou três crianças e duas funcionárias.



A direção da escola confirmou a informação e solicitou reforço policial para a área.

“Estamos atentos ao lamentável episódio relatado pela imprensa, apesar de não comunicados oficialmente, apenas breves contatos presenciais, estaremos amanhã com a presença de segurança particular durante os nossos dois turnos de aula. Já oficiamos ao 25º batalhão da Polícia Militar pedindo reforço em rondas no entorno da escola com o intuito de buscar também tranquilidade para os nossos queridos alunos e funcionários” diz o comunicado da instituição de ensino.



O delegado Carlos Eduardo Almeida, da 126ª DP, garantiu que não há motivo para pânico e que este é um caso pontual.

“O nosso alvo foi capturado e ele já vai sofrer as sanções penais”, disse Almeida.

A corporação informou, em nota, que por se tratar de situação emergencial na qual crianças e adolescentes estariam submetidas à risco de morte ou à integridade física, os agentes foram ao endereço e apreenderam o adolescente antes do possível atentado.



“Em depoimento, ele afirmou que planejava matar um professor e dois funcionários da escola, além de alunos e que utilizaria uma arma branca e coquetéis molotov. A intenção seria atacar na hora do recreio. Os policiais descobriram diversas mensagens escritas pelo jovem. Em uma delas, o adolescente diz ter começado a planejar a ação no dia 4 de Maio e realizaria o ato dois dias depois dessa data”, diz outro trecho do comunicado da escola.



O plano do jovem foi descoberto após uma publicação suspeita nas redes sociais e uma análise de dados cibernéticos do Ministério da Justiça na noite desta quarta-feira (5). A Polícia Civil foi acionada e o adolescente passou a ser monitorado pelo serviço de inteligência. Ele foi detido na manhã desta quinta-feira (6) em sua residência. Os policiais foram recebidos pela mãe do adolescente.



Foram encontrados cadernos encontrados com desenhos, como a imagem de Hitler e o símbolo da suástica, além da vestimenta característica da Ku Klux Klan. De acordo com polícia, o material “evidenciou o complexo contexto psicossocial do adolescente”.

Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, ele será encaminhado para uma internação, onde deverá receber atendimento psiquiátrico e psicológico.



A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves enviou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Augusto Torres, documento com registros de uma rede social onde um homem posta fotos de armas e ameaça “explodir uma escola”.

Após a prisão do adolescente de Cabo Frio, a ministra usou as redes sociais para parabenizar publicamente o ministro da Justiça, a Polícia Federal e a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Damares afirmou ter recebido garantias de “que todos que escreverem ou postarem mensagens de ameaças para causar pânico serão identificados e presos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário