O Partido dos Trabalhadores chegou à Presidência da República com Lula apenas em 2002, após três tentativas frustradas, mas conseguiu se firmar na preferência de grande parte da população com um marketing populista. Para governar, nacionalizou práticas corruptas que já eram desenvolvidas em suas prefeituras, com destaque para o mensalão e, posteriormente, para o Petrolão. Lula conseguiu eleger sua sucessora, mas não conseguiu corromper as instituições a um nível que garantisse a permanência incondicional do seu partido no poder, como fez o seu aliado Hugo Chaves na Venezuela.
Após um levante popular, Dilma foi impeachmada e, por conta das investigações da Lava-jato, Lula foi preso e se tornou inelegível. Entretanto, o partido, que ficou 14 anos no poder, ainda mantém muita influência na alta cúpula do judiciário e o processo de Lula acabou sendo anulado.
A volta de Lula ao cenário político brasileiro representa um risco para a Democracia no país. Não há dúvidas que, caso reconquiste a Presidência, o PT levará adiante seu plano de aparelhar completamente o STF, as Forças Armadas e dominar o Congresso Nacional. Por isso, toda oposição ao retorno do PT é necessária e urgente, mas os democratas do país parecem estar distraídos enquanto essa força nefasta ameaça o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário