Pe. Donato Jiménez explicou ao Grupo ACI que a diferença entre ambos está na data. No Domingo da Ressurreição, a liturgia “é praticamente igual à que celebramos na vigília do Sábado Santo. O que acontece é que a vigília do Sábado Santo se faz à noite e a maior parte dos fiéis não pode participar”.
No dia seguinte, prosseguiu, “é o mesmo, mas como todos os domingos para os fiéis celebra-se a Eucaristia da Ressurreição. Celebramos na Vigília, mas como nela não estiveram todos os cristãos do mundo, então, no domingo têm a oportunidade e a necessidade de participar alegremente do fato da Ressurreição”.
Na Vigília Pascal, participa-se do júbilo pela Ressurreição de Jesus Cristo. escutando as 7 leituras e com uma cerimônia litúrgica estendida; enquanto no domingo, oficia-se a Eucaristia da Ressurreição com a mesma alegria que na Vigília, embora em Missa dominical.
A Páscoa da Ressurreição durará 50 dias até a celebração de Pentecostes.
“Todos os dias serão celebrados com a mesma alegria e serão como a prolongação de um só dia”, disse Pe. Jiménez em diálogo com o Grupo ACI.
É tão grande o acontecimento da Páscoa que não pode caber em um dia. Os domingos da Páscoa serão as datas mais importantes nas quais se festeja a redenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário