quinta-feira, 31 de março de 2022

Menina de 6 anos que brincava no terraço de casa morre em tiroteio entre Bope e suspeitos de tráfico em Porto de Galinhas. Veja!






Segundo PM, houve confronto nesta quarta (30), na comunidade de Salinas. Prefeitura de Ipojuca, no Grande Recife, informou que vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu. Moradores fizeram protesto.

Uma menina de 6 anos que brincava no terraço da casa da avó morreu após ser baleada, nesta quarta (30), durante uma troca de tiros entre policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e suspeitos de tráfico de drogas. O caso ocorreu em Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife, segundo a Polícia Militar. A Polícia Civil investiga o fato.





De acordo com a prefeitura de Ipojuca, a criança, identificada como Heloísa Gabrielle, foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porto de Galinhas e depois para a UPA do Centro da cidade, mas não resistiu. A administração municipal informou que ela levou um tiro no peito.

Por telefone, uma vizinha da família afirmou ao g1 que a menina foi atingida na comunidade de Salinas, por volta das 17h30 desta quarta. A mulher, que não quis ser identificada, disse que policiais perseguiam um criminoso. “Ficou todo mundo desesperado”, contou.





Após o confronto, o comércio foi fechado e moradores de Porto de Galinhas fizeram um protesto. O ato reuniu centenas de pessoas, que pediam justiça.

Eles realizaram uma oração e transmitiram tudo pelas redes sociais. A transmissão foi encerrada por volta das 20h30. Durante a manifestação, os moradores gritavam: “o Bope é assassino”.

De acordo com a Polícia Militar, a criança foi socorrida pelo próprio Bope e por moradores da comunidade.





Pôr nota, a PM informou que a ocorrência “seguia em andamento e ainda não seria possível afirmar como a menina foi atingida e de onde partiu o tiro”. Essa informação não foi alterada até a última atualização desta reportagem.

“A PM continua no local e intensifica sua participação na área com coordenação do 18º BPM. Somente quando a situação estiver controlada, será possível prestar maiores informações sobre a ocorrência”, disse a corporação, no comunicado.

De acordo com a Polícia Civil, o caso ficou sob a responsabilidade da 15ª Delegacia de Polícia de Homicídios, da Delegacia de Homicídios Metropolitana Sul (DPH/DHMS).


Veja vídeo:

Via G1

Jovem era Estuprada pelo Sogro e mantida em cárcere pela Sogra: ‘Muita Crueldade’. Veja!







Uma jovem de 22 anos foi resgatada por policiais militares, neste domingo (27), após ter sido mantida em cárcere privado por seis dias e estuprada pelo casal de sogros em Niterói, no Rio de Janeiro.





A mãe da vítima soube, através de um amigo da jovem, que ela era mantida presa na casa dos sogros e acionou a polícia. No local, a jovem foi encontrada com várias lesões pelo corpo. Ela contou que estava sendo agredida e estuprada pelo sogro, com o consentimento da sogra.

A jovem havia se mudado para a casa dos sogros para ficar próxima ao presídio onde o namorado se encontra preso pelo estupro de uma criança de 4 anos.





“A minha filha conheceu esse homem em rede social. Não sei como, mas ele tem acesso ao celular no presídio. E, no decorrer do tempo, ela foi sumindo. Eu não conseguia mais falar com a minha filha. Ela (a sogra) tomou conta do telefone e das redes sociais da minha filha e a forçava a postar fotos dizendo estar bem” contou a mãe da jovem.

Segundo a mãe da vítima, a sogra de sua filha a forçava a manter relações com o marido. Ela também era obrigada a limpar a casa.





Foi muita crueldade o que fizeram comigo. O tempo inteiro eu fico pensando em tudo o que aconteceu. Não consigo dormir, passo as noites em claro. Agora, só quero que eles paguem”, contou a vítima.

O casal de agressores foi levado para a Delegacia de Polícia de Niterói.


Via Chico Sabe Tudo

População reclama do Abandono do Cemitério da Vila do Tigre, em Santa Terezinha-PE. Veja!






Na manhã desta quarta-feira (30), a produção do Programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM, recebeu imagens que mostram a situação precária em que se encontra o cemitério público da Vila do Tigre, em Santa Terezinha.





Conforme os arquivos enviados, uma parte do muro do cemitério caiu e ainda não houve o reparo e o mato também está presente entre os túmulos. Também há relatos de que não tem mais espaço para novas covas.

Câmara aprova proposta que inclui na Constituição regras para candidaturas femininas; Entre as regras estão a aplicação de percentuais mínimos de recursos nas campanhas de mulheres e em programas voltados à sua participação na política.






A Câmara aprovou nesta quarta-feira (30), em primeiro e segundo turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) das candidaturas femininas, que inclui na Constituição regras de leis eleitorais que determinam a aplicação de percentuais mínimos de recursos do Fundo Partidário nas campanhas de mulheres e em programas voltados à participação feminina na política. O texto segue para promulgação.




O texto concede anistia aos partidos políticos que não preencheram a cota mínima de recursos ou que não destinaram os valores mínimos de sexo e raça em eleições ocorridas antes da promulgação da PEC. A anistia envolve qualquer tipo sanções, inclusive de devolução de valores, multa ou suspensão de repasses do fundo partidário.





Pela proposta, os partidos vão poder usar em eleições futuras os recursos que não aplicarem em programas de promoção e difusão da participação política das mulheres, ficando proibida a condenação pela Justiça Eleitoral em processos de prestações de contas de exercícios financeiros anteriores ainda sem julgamento final até a data de promulgação da emenda. A regra vale também para os valores não reconhecidos pela Justiça Eleitoral como tendo sido direcionados a essa finalidade.





O percentual mínimo de 5% do Fundo Partidário para aplicação no incentivo a participação política das mulheres é incluído na Constituição e deve seguir os interesses intrapartidários. A PEC também determina limites mínimos de propaganda gratuita no rádio e na televisão e dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e da parcela do fundo partidário para campanhas.

Atualmente, esse limite mínimo é 30%, conforme previsto na legislação, mas uma emenda de redação retirou da PEC a expressão “independentemente” do número de candidatas para seguir decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a proporcionalidade ao número de candidatas.





Se o partido lançar mais que 30% de candidaturas femininas, o tempo de rádio e TV e os recursos devem aumentar na mesma proporção. A distribuição dos recursos deverá ser realizada conforme critérios definidos pelos respectivos órgãos de direção e pelas normas estatutárias do partido. (ABr)

Doria deve anunciar hoje desistência de Pré-Candidatura à Presidência. Veja!







Em uma reviravolta política, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve anunciar nesta quinta-feira (31/3) que vai desistir de concorrer à Presidência da República pela sigla. Ele afirmou, ainda, que não pretende concorrer à reeleição e, segundo o site do Estado de S.Paulo, sua saída do partido é certa. 





A decisão foi tomada às vésperas de passar o cargo para o vice, Rodrigo Garcia (PSDB), e embarcar em uma nova agenda. Sem decolar nas pesquisas de intenção de voto, o tucano já havia anunciado, inclusive, uma viagem pelos estados do nordeste. 





Todas as agendas externas nas quais faria sua “despedida” da liderança do executivo paulista também foram canceladas e o anúncio oficial deve ser feito nesta tarde, em um ato com prefeitos no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. 

Mais cedo, ao ser surpreendido com a notícia, Rodrigo Garcia pediu demissão da Secretaria de Governo.





Doria sinalizou desistência em discurso 

Ontem, em um discurso de 53 minutos para uma plateia de amigos e aliados, o tucano já havia sinalizado sua desistência da corrida eleitoral. "Não faço imposição do meu nome, pelo contrário. Não parto do pressuposto que tem ser eu. É preciso ter grandeza e espírito elevado", afirmou Doria. 


Agência de Empreendedorismo de Itapetim já ofertou mais de 680 atendimentos à população






Inaugurada em setembro de 2021, a Agência de Empreendedorismo de Itapetim tem como principal intuito fomentar o empreendedorismo e o fortalecimento econômico, através da geração de emprego e renda. Nesses primeiros seis meses de funcionamento, o órgão implantado pelo Governo Municipal em parceira com o estado, já soma 687 atendimentos.





A agência conta com a Sala do Empreendedor, a Central de Oportunidades de Pernambuco e oferece diversos serviços como abertura, fechamento e acompanhamento de empresas, oferta de cursos, palestras, oficinas e consultorias, emissão de certidões, oferta de linhas de crédito, habilitação de seguro desemprego, central de vagas e outros.





O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 13h, na sede da Diretoria de Esportes, Juventude e Empreendedorismo, na Rua Juvino de Souza Lima, no prédio do antigo Mercado Jubinho, próximo a Academia da Saúde. O telefone para contato é o (87) 99618-8905.

Corpos de Serra-Talhadenses desaparecidos são encontrados






Os corpos dos serra-talhadenses Maicom dos Santos Silva, 24 anos, e Benjamin Soares da Silva, 56, foram encontrados jogados às margens da PE-418, na zona rural de Serra Talhada, nas primeiras horas desta quinta (31).





Segundo o Corpo de Bombeiros, os corpos já estavam em estado de decomposição e serão conduzidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru. O Instituto de Criminalística (IC) encontra-se no local, e somente após a perícia, será divulgado um laudo oficial sobre as mortes.





Maicom Silva era açougueiro e residia no bairro da Cohab, em Serra Talhada, e saiu na companhia do mototaxista Benjamin Soares, na madrugada da terça (29) para pegar pássaros. Um hábito muito comum entre os amigos. A moto não foi encontrada no local. Maicom deixa uma filha de apenas seis meses de idade.


Farol de Notícias

MARILIA ATINGE 28% na Primeira Pesquisa com seu Nome e Lidera em Todos os Cenários. CANDIDATO DO GOVERNADOR FICOU COM 6%






Foram realizadas 1.000 entrevistas em 55 municípios nas diversas regiões do Estado, entre os dias 26 a 29 de março. A pesquisa está registrada no TSE e no TRE.





Entrada de Marília Arraes como pré-candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco trouxe uma profunda mudança no cenário da sucessão estadual, conforme pesquisa do Instituto Conectar, de Natal (RN), com divulgada pelo blog do Magno. Ela aparece na liderança com o dobro das intenções de voto da pré-candidata do PSDB, Raquel Lyra. O Conectar fez vários cenários. No primeiro, Marília aparece com 28% das intenções de voto contra 14% de Raquel.





Miguel Coelho, do União Brasil, vem em seguida, empatado, tecnicamente, com Raquel, com 11%. Pré-candidato do Partido Liberal (PL), Anderson Ferreira desponta com 8% e Danilo Cabral, do PSB, tem 6%, enquanto João Arnaldo, do Psol, aparece com 2%. Jones Manoel, do PCB, é o último, com 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 22%, enquanto 10% representam a soma dos que não sabem ou não responderam.





 De Marília é retirado do levantamento, Raquel lidera com 21% e Miguel Coelho aparece em segundo com 15%. Anderson vem em terceiro, com 11%, Danilo tem 8%, José Arnaldo 4% e Jones 3%. Indecisos, brancos e nulos somam 28% e entre os que não quiseram ou se recusaram a responder representam 11%. Quanto aos votos válidos, Raquel teria 34%, Miguel 24%, Anderson 17%, Danilo 13%, João Arnaldo 7% e Jones 4%.





Já o terceiro cenário, no qual quem fica de fora é Miguel Coelho, Marília vai a 31% e Raquel aparece com 17%, Anderson tem 9%, Danilo 6%, João Arnaldo 3% e Jones 1%. Brancos, nulos e indecisos chegam a 25% e 8% são os que não souberam responder ou se negaram a responder. Nos votos válidos, Marília vai a 46%, Raquel 25%, Anderson 14%, Danilo 10%, João Arnaldo 5% e Jones 1%.

Na projeção do quarto cenário, sem Raquel, Marília também lidera com 34%, Miguel vem em segundo com 12%, Anderson tem 9%, Danilo 8%, João Arnaldo 4% e Jones 1%. Indecisos e brancos somam 25% e entre os que não responderam ou se negaram a responder o percentual é 8%. Nos votos válidos, Marília teria 51%, Miguel 18%, Anderson 13%, Danilo 11%, João Arnaldo 6% e Jones 1%.





No quinto cenário, no qual ficam de fora Marília e Miguel, Raquel lidera com 25%, Anderson e Danilo aparecem empatados em segundo com 11%, João Arnaldo sobe para 7% e Jones tem 2%. Brancos e nulos somam 34% e os que não souberam ou não quiseram responder são 11%. Nos votos válidos, Raquel teria 46%, Anderson 19% e Danilo 19%, João Arnaldo 12% e Jones 3%.

O Conectar projetou o sexto cenário, excluindo Marília e Raquel. Neste, Miguel lidera com 18%, Anderson e Danilo vem em seguida empatados com 12%, João Arnaldo tem 7% e Jones 2%. Brancos e nulos vão a 38% e os que não souberam ou se recusaram somam 11%. Nos votos válidos, Miguel teria 36%, Danilo 24%, Anderson 23%, João Arnaldo 13% e Jones 4%.





Por fim, no sétimo e último cenário, excluídos Raquel e Miguel, Marília vai a 38%, Anderson e Danilo aparecem empatados com 10%, João Arnaldo tem 5% e Jones 1%. Brancos e nulos somam 28% e os que não sabem ou se recusaram a responder são 9%. Já nos votos válidos, Marília vai a 60%, Anderson e Danilo teriam 15%, João Arnaldo 8% e Jones 2%.

No quesito rejeição, Danilo lidera. Entre os entrevistados, 34% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, mesmo percentual de João Arnaldo. Anderson vem em seguida com 31%, Miguel Coelho depois, com 29%, Jones 28%, Marília 26% e Raquel por último com 25%.

A pesquisa foi realizada presencialmente, entre os dias 26 a 29 deste mês, em 55 municípios nas diversas regiões do Estado, sendo aplicados mil questionários, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. Os registros eleitorais são 07089/2022, no TSE, e 02798/2022, no TRE.

“Se fizemos em Petrolina, podemos fazer essa transformação em Pernambuco”, garante Miguel Coelho.







Prefeito de Petrolina por cinco anos e três meses, Miguel Coelho se despediu do cargo municipal para iniciar uma jornada como pré-candidato a governador de Pernambuco. O ato de renúncia ocorreu na noite desta quarta-feira (30) numa cerimônia prestigiada por diversas lideranças do estado e um incontável número de apoiadores. O evento foi também o início do mandato do novo prefeito de Petrolina, Simão Durando.






Miguel transformou o que seria uma solenidade de renúncia num ato de agradecimento. Reeleito em 2020 com a maior votação proporcional do Norte e Nordeste, o agora ex-prefeito fez um balanço da gestão em diversos setores. Miguel deixa a prefeitura com a educação líder estadual no IDEB, a cidade como maior geradora de empregos de Pernambuco e oitava do Brasil; além de Petrolina ter sido apontada como capital do agronegócio e com melhor qualidade de vida do Nordeste. “Chego nesse momento com um forte sentimento de dever cumprido”, confessou o ex-prefeito.





Aos 31 anos, a partir de agora, Miguel Coelho se dedica à pré-campanha de governador. O ex-prefeito promete passar por todos os municípios de Pernambuco para debater propostas para recuperar o estado que se encontra num momento de crise socioeconômica, liderando o desemprego nacionalmente e vivenciando uma nova escalada de violência.





No ato de despedida da prefeitura, Miguel criticou a forma como o PSB tem conduzido a gestão e a politica estadual. “Nós, povo pernambucano, somos uma nação orgulhosa da nossa historia e das conquistas do passado. Porém, estamos cansados das desculpas e transferências de responsabilidades”, cravou o pré-candidato do União Brasil.





Por fim, Miguel Coelho deixou uma mensagem de esperança para os petrolinenses e demais pernambucanos. “Se fizemos aqui em Petrolina, podemos fazer essa transformação também em Pernambuco”, prometeu o pré-candidato a governador do Estado.


Foto: Ayrton Latapiat


Na Justiça: Estudantes de Monteiro-PB conseguem dois Ônibus e Combustível para Transporte Universitário. Veja!







Os estudantes universitários do município de Monteiro, conseguiram na justiça através de uma ação civil pública impetrada em 2014, junto ao Ministério Público da Paraíba, a disponibilização de dois ônibus, motorista e custeio de combustível utilizado pelos referidos veículos para transporte de estudantes do ensino superior de Monteiro para Campina Grande.





Na ação o Ministério Público tomou ciência que além das próprias provas carreadas aos autos, denota-se a precariedade vivenciada pelos estudantes que fazem uso do transporte escolar concedido pela Municipalidade para se dirigirem a instituições de ensino superior na cidade de Campina Grande, e ainda utilização de um rateio mensal para o pagamento de combustível e de uma espécie de gorjeta ao motorista para que o transporte fosse concretizado, evidenciando a necessária adoção de medidas para melhoria do quadro encontrado.





Atualmente os estudantes universitários utilizam todos todos dias no descolamento de Monteiro para Campina Grande, ônibus escolares que são para transporte de crianças da rede municipal de ensino.





Sentença:

“(…) JULGO PROCEDENTE PARA CONDENAR (…) o MUNICÍPIO DE MONTEIRO na OBRIGAÇÃO DE FAZER consistente na adequação da frota com o fim de assegurar a regularidade do transporte universitário aos estudantes de Monteiro para a cidade de Campina Grande, mediante a disponibilização de pelo menos dois ônibus, que contemple 80 (oitenta) vagas, arcando com todo o ônus decorrente do serviço, especificamente no que concerne à disponibilização de motorista e ao custeio de combustível utilizado pelos referidos veículos, em caráter definitivo, ficando pois, estabilizada a tutela sumária. A qual mesmo já tendo sido cumprida, não enseja a perda superveniente do objeto da ação por se tratar de obrigação de caráter permanente.”





Participaram do julgamento, além da Relatora, a Excelentíssima Desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, o Excelentíssimo Doutor Inácio Jário Queiroz de Albuquerque (Juiz convocado para substituir o Excelentíssimo Des. José Ricardo Porto), o Excelentíssimo Doutor Miguel de Britto Lyra Filho ( Juiz convocado para substituir o Exmo. Des. Leandro dos Santos). Representante do Ministério Público, Dra. Vanina Nóbrega de Freitas Dias Feitosa, Procuradora de Justiça. Sessão Virtual realizada no período de 21 à 28 de setembro de 2020.





Nossa redação em contato com estudantes que se deslocam diariamente para Campina Grande, obteve a informação que uma reunião já foi solicitada junto a prefeita do município de Monteiro e os vereadores da Câmara municipal, para que a determinação judicial seja cumprida de imediato.

Confira a decisão do Ministério Público: AQUI

OPIPOCO

terça-feira, 29 de março de 2022

Pai protegeu a filha com um abraço quando o avião caiu. Só ela sobreviveu. Ele a salvou! A causa do acidente está sendo investigada pelas autoridades competentes da região.






O poderoso ato de amor paterno foi o que garantiu que a garota sobrevivesse ao acidente trágico!

O amor de um pai pode mudar a vida de qualquer pessoa! A presença dessa figura tão determinante – ou sua ausência – impacta a maneira como vemos o mundo desde a infância até a fase adulta. O pai representa um norte para onde voltar e uma segurança de saber que neste mundo haverá alguém para nos acolher.





O ato heroico de um pai, Mike Perdue, foi o que, literalmente, permitiu à sua filha a chance de viver mais um dia. Durante um acidente de avião, um pai abraçou sua filha para protegê-la, e foi essa ação que determinou a sobrevivência da garota a essa tragédia. O pai e todos os outros tripulantes, com exceção da menina, morreram em decorrência da fatalidade.

Laney, de 11 anos, foi a única sobrevivente de um acidente aéreo em uma ilha do Lago Michigan, nos Estados Unidos, que matou o pai da garota e três outras pessoas. A menina disse que se recorda de seu pai a abraçar para protegê-la durante a queda.





A mãe da menina, Christina Perdue, diz que essa é a última recordação da filha antes do acidente. A garota foi encaminhada para um hospital em condições estáveis, apesar da gravidade do acidente.

Arrasada com a perda do marido, Christina disse que seu coração estava em pedaços, pois Mike era seu marido querido, um pai, irmão, filho e amigo muito amado pelos demais. A mulher disse que está destinando suas orações para que as famílias dos demais falecidos encontrem conforto.




Um amigo de longa data de Mike, Ryan Wojan, prestou-lhe homenagem. De acordo com informações do portal 9 and 10 News, Ryan descreveu Mike como alguém que sempre queria o melhor para as pessoas e que todos estivessem felizes. O amigo disse ainda que a ilha onde Mike faleceu era seu refúgio e um lugar de que a família gostava muito.

Sobre o ato de bravura, que garantiu a sobrevivência de sua filha, Ryan disse que todos que conheciam Mike lembravam de seus abraços, pois o homem era fã dessa demonstração de afeto.

Ryan disse ainda que, embora Beaver Island agora seja o local de uma tragédia, amigos e familiares do falecido voltaram a passar temporadas lá, pois o local significava muito para Mike.



O acidente ocorreu por volta das 13h30 do dia 13 de novembro de 2021, no Aeroporto Welke, em Beaver Island, logo abaixo da Península Superior de Michigan, de acordo com a apuração do xerife local e divulgada pelo ABC News.

A aeronave estava pousando no aeroporto quando o acidente ocorreu, após decolar de Charlevoix, Michigan, a cerca de 32 milhas de distância — o equivalente a aproximadamente 52 quilômetros —, conforme informações da ABC.





Uma tripulação de helicóptero da Guarda Costeira dos Grandes Lagos estava treinando na área na época e respondeu a um chamado de emergência da ilha. Em seguida, transportou a criança gravemente ferida e um adulto do sexo masculino, que inicialmente sobreviveu ao acidente, para o Hospital McLaren Northern Michigan, em Petoskey, como disseram funcionários da Guarda Costeira.

A vítima do sexo masculino foi declarada morta no hospital.

A Guarda Costeira dos Grandes Lagos se pronunciou dizendo que a tripulação do helicóptero realizou compressões torácicas na garota a caminho do hospital.

O nome do piloto que morreu não foi divulgado pelo gabinete do xerife, pois estavam aguardando a família ser notificada e ir ao encontro do corpo.

Foram identificados os corpos de um casal, Kate Leese e Adam Kendall. O par tinha recentemente se mudado para a região e inclusive virado pauta em um jornal local por conta do vinhedo que estava construindo.

A causa do acidente está sendo investigada pelas autoridades competentes da região.


Vereador mais votado pelo PSD em Afogados da Ingazeira: “Finalmente temos um real representante conservador e de direita”

Edson do Cosméticos, do PSD, foi eleito com 488 votos; ele promete defender os princípios da Família e defender valores Conservadores na Câm...