Afogados da Ingazeira é um celeiro de grandes esportistas e todo mundo sabe disso, competentes treinadores e também se destaca em grandes esquadrões em vários esportes.
Só para citar alguns atletas temos a Yane Marques (pentatleta campeã olimpica), Thayslane (que hoje joga futebol no São Paulo Futebol Clube e com passagens no Ceará e no Sport Recife), Hebeth (multicampeão no atletismo), Leonardo Lohan (campeão brasileiro de xadrez nos jogos dos IF), Thaynnara, Bel e Jéssica (multicampeãs de xadrez), entre tantos outros.
No coletivo basquete vice e terceiro na fase final dos Jogos Abertos de Pernambuco e duas vezes vice-campeão da liga estadual, handebol vice campeão da Taça e Copa Pernambuco, futsal semifinalista do pernambucano.
Se formos citar as conquistas e destaques escolares esta lista ainda é maior.
Aos longos dos anos Afogados vem assistindo o crescimento do esporte na região e definhando, uma “tragédia” anunciada. O blog Mais Pajeú vai listar alguns fatores:
LOCAIS DE PRATICAS ESPORTIVAS
Hoje a cidade conta com a quadra coberta do Centro Esportivo que atende projetos esportivos, escolas, escolinhas de futsal, peladas e eventos. Nem precisa relatar aqui que não dar conta da demanda.
O módulo precisa passar por reforma e ser coberto para atender com mais conforto e segurança.
As quadras dos bairros são mal utilizadas ou abandonadas.
As quadras das escolas também não dão conta da demanda e a maioria não abre espaço para a comunidade.
Enquanto isso a política utilizada no Estádio Vianão é outra.
PLANEJAMENTO
A cidade precisa ter um planejamento e alocar melhor as peladas, projetos e escolinhas. Com abertura de todas as quadras da cidade para comunidade, reforma, segurança, mas apoio.
Em relação a eventos esportivos precisa ser dito que a cidade tem feito e apoiado.
O que não pode acontecer é a galera do vôlei precisar ir treinar em Carnaíba, o handebol parar por falta de espaços, time que vai jogar pernambucano só ter mais espaços para treinar em cima dos eventos, projeto esportivo gratuito a comunidade ter que reduzir ou treinar categorias misturadas por falta de espaço e as peladas pararem.
Foi triste ver a participação de Afogados nos jogos escolares. Só para ser ter uma ideia a escola campeão, Arnaldo Alves de Tabira, fez 296 pontos, enquanto a melhor escola classificada de Afogados foi o Dom Mota que ficou em oitavo com 85 pontos. No último dia do coletivo, nenhum time da cidade nas finais. As escolas de Tabira brilhantemente conquistaram primeiro, segundo, nono e décimo lugares, Carnaíba que vem numa crescente ficou em quarto e quinto, Solidão e Santa Terezinha também ficaram a frente de Afogados.
Na nossa visão é presiso alocar melhor os espaços, dar condições a quem se propõe a levar o nome da cidade, estimular os grandes profissionais, projetos e escolinhas que temos na cidade e resolver de uma vez por todas este grande gargalo que é a falta de espaços esportivos na cidade.
Por Romero Moraes