Como funciona esse projeto de lei?
Através do Pronagem os trabalhadores desempregados vão poder receber um benefício mensal de um salário mínimo. Mas para isso, o mesmo deverá se inscrever em cursos de formação e capacitação profissional por até um ano.
Os cursos profissionalizantes deverão ser ofertados por escolas técnicas estaduais e institutos federais por meio de convênio com a União, como obrigação, o trabalhador que deixar de comparecer ao curso será excluído do benefício automaticamente.
Para custar a medida uma das alternativas é utilizar o Fundo de Amparado ao Trabalhador (FAT), bem como a criação do IGF (Imposto sobre Grandes Fortunas).
Andamento
Entretanto, vale lembrar que a medida ainda se encontra como projeto de lei, ou seja, não esta em vigor. Para que o programa possa ser liberado, dependerá de aprovação das comissões responsáveis para que então possa ser levada para votação.
“É o caminho mais sensato para combater a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus e a desigualdade social”, declarou o autor da medida se referindo ao projeto de lei. Atualmente, o Projeto de Lei deve ser analisado agora pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário