Um caso em que isso ocorreu foi detectado pela empresa de cibersegurança Kaspersky na última Black Friday, em 27 de novembro de 2020. À época, circulava na internet um site fraudulento que oferecia uma cafeteira com um "super desconto".
"A página alegava que o desconto poderia ser adquirido sob a condição de as vítimas efetuarem um cadastro e divulgarem a oferta para amigos e familiares", diz o gerente-executivo da Kaspersy no Brasil, Roberto Rebouças. "Entre os prejuízos possíveis, estavam o cadastro das vítimas em serviços premium, que geram cobranças indevidas, e a comercialização de seus dados pessoais para empresas de marketing."
Segundo os especialistas, mensagens falsas contêm particularidades que podem ser facilmente identificadas, como erros de português e um "tom de urgência". Os usuários devem ser céticos com relação a "ofertas imperdíveis" e outros termos que tenham como objetivo alertá-los ou seduzi-los.
É importante ressaltar ainda que, apesar de o phishing ser um golpe bastante antigo e conhecido, os golpistas não mais se limitam ao envio de e-mails e ao contato por aplicativos de mensagem instantânea para fazer vítimas. De acordo com Corrons, há relatos de jovens que sofreram ataques por meio de redes sociais.
"Outras dicas para se proteger são nunca clicar em qualquer link, mesmo que ele tenha sido enviado por uma pessoa conhecida, e sempre verificar a URL", afirma Corrons. "Se houver erros de digitação, significa que o link é falso. Na dúvida, para acessar um site, digite o endereço eletrônico no próprio navegador."
"Vale destacar também a importância de manter as soluções de segurança sempre atualizadas e utilizar senhas únicas para cada site ou serviço", diz Rebouças. "Caso você use apenas uma senha, se ela for roubada, todos os serviços estarão comprometidos."
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